Lila Tretikov renuncia como Directora Executiva da Fundação Wikimedia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikimedia Foundation headquarters
Histórias Relatadas
Mais informação na Wikimedia Foundation


Lila Tretikov em 2014.
Foto: Lane Hartwell (fetching.net).

28 de fevereiro de 2016

Fundação Wikimedia

Lila Tretikov, actual directora executiva da Fundação Wikimedia (ou Wikimedia Foundation), com sede em San Francisco, anunciou que próximo 31 de Março será seu último dia de trabalho nesta posição em anúncio na lista de e-mails da fundação por ela mesma.

Lila Tretikov em 16 de Abril de 2014.
Foto: Lane Hartwell.

O Conselho de Administração da Wikimedia Foundation está a desenvolver um plano de transição até que seja eleita outra pessoa para este cargo, este plano inclui a designação de um(a) director(a) interino(a).

Lila Tretikov tinha chegado ao cargo de Directora Executiva, em Maio de 2014. Durante seu período, idealizou um projecto para desenvolver um motor de busca para optimizar as pesquisas na Wikipédia, porém a comunidade criticou a falta de transparência neste plano e vários membros do staff (pessoal) da Fundação e renunciaram a seus trabalhos e outros empregados expressaram publicamente sua rejeição a esta. Em um post (publicação) blog institucional, Tretikov negou que o motor de busca concebido, conhecido como Knowledge Engine ("Motor do Conhecimento", em inglês) seja independente aos demais projectos da Wikimedia, porém as discussões sobre deste novo empreendimento é mantida em segredo, ao contrário do resto das discussões, que são públicas.

Tretikov renunciou em 25 de Fevereiro, o Presidente do Conselho de Administração, Patricio Lorente, lhe aceitou a mesma e anunciou o início de um plano de transição e a indicação de um líder interino até que nomeie um(a) novo(a) Director(a) Executivo(a).

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati