Leonor da Espanha chega à maioridade e jura à Constituição; é a última de uma geração

Fonte: Wikinotícias

31 de outubro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Leonor com o Colar Real da Ordem de Carlos III

A Princesa Herdeira Leonor da Espanha festejou seus 18 anos hoje, em meio a vítores do público que se aglomerou nas ruas e cerimônias simbólicas que garantem seu estatus de futura monarca. Eram por volta das 10 horas da manhã quando ela, seus pais Felipe e Letízia, e sua irmã Sofia, chegavam ao Congresso dos Deputados em Madri, cidade que ontem foi enfeitada com posters da jovem e as cores da bandeira nacional, para o juramento à Constituição e também de lealdade ao Rei (neste caso seu pai).

"Sua Alteza Real a Princesa das Astúrias jurou a Constituição espanhola perante as Cortes Gerais, pronunciando a seguinte fórmula: 'Juro cumprir fielmente os meus deveres, guardar e fazer cumprir a Constituição e as leis, respeitar os direitos dos cidadãos e das Comunidades Autónomas, bem como a lealdade ao Rei.' Em seguida, o presidente do Congresso dos Deputados pronunciou as seguintes palavras: 'As Cortes Gerais acabam de receber o juramento que Vossa Alteza prestou, em cumprimento da Constituição, como herdeiro da Coroa. Senhoras e senhores. Viva a Constituição! Viva o Rei! Viva Espanha!'", explicou a Casa Real em seu portal.

Após o juramento, representantes da Câmara e do Senado entregaram a ela os colares de honra das duas casas.

Em seguida, a família se dirigiu ao Palácio Real de Madrid, onde o Rei ofereceu a Leonor o Colar da Real e Distinta Ordem Espanhola de Carlos III, a mais alta conderação espanhola.

O chefe de governo, Pedro Sanchéz, também atendeu aos eventos, que finalizaram com um almoço no Palácio Real, que contou com a presença das mais altas autoridades do país.

Festa privada

No final da tarde Leonor reuniu um grupo de amigos e familiares para uma festa privada no Palácio El Pardo. Além de seus pais e irmã, estiveram presentes seus avós maternos e paternos - incluindo o Rei Juan Carlos que vive exilado nas Arábias - tias, primos e alguns nobres espanhóis e gregos, já que sua avó materna Sofia é irmã o falecido e anteriormente deposto Rei Constantino da Grécia.

Boicote

Dezenas de políticos de partidos antimonarquistas não atenderam aos eventos. "Seis partidos estiveram ausentes: ERC, Junts, Bildu, PNV, BNG e a maioria dos parlamentares de Sumar", reportou o El Mundo, um dos principais jornais espanhóis e da Europa. Alguns ministros também não estiveram, entre eles Ione Belarra dos Direitos Sociais, que segundo o El Mundo já disse que o seu partido Podemos “vai trabalhar” para que a Princesa das Astúrias não se torne Rainha" da Espanha.

A última de uma geração

Leonor é a última de uma geração de futuros monarcas europeus que nasceram nos anos 2000 e que recentemente completaram 18 anos. A primeira foi a Princesa Elizabeth da Bélgica, que fez 18 em 2019; depois foi Amália dos Países Baixos, que chegou à maioridade no final de 2021; em meados de 2022 foi Ingrid da Noruega que festejou seus 18; e duas semanas atrás foi Christian da Dinamarca que atingiu a maioridade.

Notícias Relacionadas

Fontes