Lavar vegetais com sabão não é recomendado, afirma FDA

Fonte: Wikinotícias

20 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A pandemia de covid-19 que assola o mundo desde o início de 2020, já tendo levado à morte 2.715.000 pessoas até hoje, fez com que muitas pessoas repensassem seus hábitos de higiene ou simplesmente os aprendessem e entre as dicas mais divulgadas está a de higienizar as mãos com álcool gel 70º ou com água e sabão, mas tampouco escapam os cuidados com objetos do dia a dia, como as chaves de casa e o celular, e ainda menos com os alimentos, incluindo os consumidos, muitas vezes, in natura: as frutas, verduras e legumes.

E se água e sabão são eficientes para a maioria dos casos, isto, no entanto, não se aplica a este tipo de alimento. A recomendação é da FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos, que alerta que lavar frutas e vegetais com sabão, detergente ou produtos comerciais não é recomendado, pois "sabão e detergentes domésticos podem ser absorvidos por frutas e vegetais, mesmo quando bem enxaguados, e podem causar enjôo”.

Recomendação da Fiocruz

A Fiocruz recomenda que frutas, verduras e legumes sejam deixados de molho por cerca de 15 minutos numa solução feita com água sanitária e água (uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água). Depois, estes alimentos devem ser enxaguados e estarão prontos para o consumo.

Leia mais sobre medidas de higiene durante no portal da Fiocruz aqui.

Fontes