Líderes do golpe no Níger cancelam diálogo pelo retorno da democracia

Fonte: Wikinotícias

4 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A junta militar do Níger revogou os acordos de cooperação militar com a França como prazo para libertar e restabelecer o presidente deposto Mohamed Bozoum e os esforços de uma delegação da África Ocidental para se encontrar com os líderes do golpe falharam.

Falando na televisão nacional na quinta-feira, o representante da junta, Amadou Abdramane, leu a decisão de encerrar os acordos militares com a França, o ex-governante colonial do Níger. A junta também demitiu os embaixadores do governo anterior na França, nos Estados Unidos, no Togo e na vizinha Nigéria, que lidera os esforços de diálogo da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, CEDEAO.

A CEDEAO, bloco regional da África Ocidental, deu aos líderes do golpe até domingo para restabelecer Bozoum, alertando que poderia recorrer à intervenção militar como último recurso.

Os líderes da Junta responderam, por sua vez, dizendo que a força seria respondida com força.

Em um comunicado que também foi lido na televisão nacional na quinta-feira, a junta disse: "Qualquer agressão ou tentativa de agressão contra o Estado do Níger terá uma resposta imediata e não anunciada das Forças de Defesa e Segurança do Níger sobre um dos membros (do bloco)."

O alerta veio com uma exceção para "países amigos suspensos", uma referência a Burkina Faso e Mali, dois países que sucumbiram a golpes militares nos últimos anos.

As juntas desses países advertiram que qualquer intervenção militar no Níger seria equivalente a uma "declaração de guerra" contra eles.

A CEDEAO tentou sem sucesso no passado parar golpes e restaurar democracias e está fazendo a mesma coisa com o Níger. Uma delegação que chegou quinta-feira à capital do Níger, Niamey, acabou por partir sem se encontrar com o líder golpista, general Abdourahamane Tchiani, ou Bazoum.

Tchiani, ex-chefe da guarda presidencial do Níger, derrubou Bazoum na semana passada. Ele disse que a tomada do poder foi necessária por causa da insegurança contínua no país causada por uma insurgência islâmica.

Notícias relacionadas

Fontes