Líderes do Mercosul expressam preocupação pela Venezuela e Nicarágua
19 de junho de 2018
Os lideres dos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) emitiram ontem (18) duas resoluções nas quais expressaram preocupação com a situação política e social da Nicarágua e da Venezuela e solicitaram que sejam encontradas soluções para a crise nos dois países.
As resoluções foram anunciadas pelo presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, que assumiu o comando do Mercosul em substituição ao presidente paraguaio Horacio Cartes.
Na primeira resolução, o Mercosul, condenou "todo tipo de violência" na Nicarágua e pediu que seja "retomado o diálogo" para "estabelecer uma solução pacífica para a grave crise". A Nicarágua passa por uma séria crise política.
Os presidentes das nações que integram o Mercosul demonstraram preocupação com o "aumento do fluxo migratório de venezuelanos", que obriga os países da região a "coordenarem esforços para dar respostas integrais em matéria migratória e de asilo".
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Agência Brasil (com informações da Agência EFE) e Lílian Beraldo (edição). Presidentes do Mercosul emitem nota sobre Venezuela e Nicarágua— Agência Brasil, 18 de junho de 2018, 16hs37min
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|