Líder do Sudão se envolve em negociações em Moscou enquanto a Rússia invade a Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

25 de fevereiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo militar do Sudão está buscando financiamento da Rússia, após o corte de ajuda financeira do Ocidente a Cartum.

O general sudanês Mohamed Hamdan Dagalo estava em Moscou na quinta-feira discutindo as relações bilaterais com a Rússia - assim como o presidente russo Vladimir Putin lançou uma invasão da Ucrânia, provocando condenação global.

O analista econômico Samah Salman, da Associação Sudanesa, diz que a visita de Hemedti a Moscou deve ser vista no contexto da crise econômica do Sudão, que se agravou quando os EUA e outros países ocidentais interromperam a ajuda financeira e reverteram uma decisão anterior.

Desde então, a moeda local do Sudão se deteriorou constantemente em relação ao dólar americano, enquanto a taxa de inflação do país continua sendo uma das mais altas do mundo.

Os principais governantes militares do Sudão - incluindo o general Hemedti e o general Abdel Fattah al-Burhan - estão procurando o apoio da Rússia caso os EUA cumpram as ameaças de sanções contra eles, disse Salman.

“Acredito que o general Hemedti e o general Burhan, eles sabem que a possibilidade de sanções direcionadas dos EUA paira sobre suas cabeças após o golpe de 25 de outubro, e Hemedti estará procurando uma aliança com a Rússia para assistência militar e financeira contínua”, diz Salman.

Não é surpresa que o Sudão esteja recorrendo à ajuda da Rússia, disse Cameron Hudson, membro sênior do Centro da África do Conselho Atlântico.

“Certamente há uma motivação econômica aqui, embora a Rússia não seja um país doador, não é uma potência econômica. Então, acho que com a viagem à Rússia, é ainda mais um sinal de uma mudança estratégica e tentar jogar com os medos dos EUA ou do Ocidente de que o Sudão, por mais que esteja tentando girar para uma orientação ocidental ou americana, possa agora, na verdade, volte atrás”, disse Hudson.

A construção de laços amistosos com o Sudão também atende aos interesses estratégicos da Rússia na África, disse Hudson.

“A Rússia aumenta sua presença na África por meio de uma parceria e relacionamento mais profundos com o Sudão, e se você apenas olhar para o mapa, eles tentaram se firmar na Líbia por meio de seu apoio a [Khalifa] Haftar. Eles claramente criaram raízes na República Centro-Africana. Eles estão agora no Mali e, portanto, estão executando uma estratégia para reconstruir sua influência na África e um relacionamento com o Sudão, e um porto marítimo no Mar Vermelho lhes dá uma enorme vantagem estratégica”, disse Hudson.

A Rússia assinou um acordo com o ex-presidente sudanês Omar al-Bashir para construir uma base naval no Mar Vermelho. Depois que os militares derrubaram Bashir e um governo de transição liderado por civis foi estabelecido, o acordo foi suspenso. Após o golpe, os governantes militares indicaram que o projeto pode ser ressuscitado.

A influência russa na África já pode ser vista através do Wagner Group, uma empresa militar privada com laços russos que atua em partes da África, segundo Salman.

“Mesmo que o Wagner Group seja relatado como uma empresa de segurança privada, muitos relatórios mostram que na verdade é um ator estatal ou um ator ligado ao estado, e é um dos principais atores que o governo russo está usando para intensificar sua competição com os EUA em África”, disse Salman.

O governo russo negou qualquer ligação com o Grupo Wagner. No entanto, Salman diz que a Rússia usa Wagner para fornecer a países como Sudão, República Centro-Africana, Moçambique, Líbia, Mali e Madagascar “ativos militares, armas e fundos”.

Há evidências de que o Grupo Wagner também apoia as Forças de Apoio Rápido de Hemedti em troca de negócios lucrativos de mineração no Sudão, disse Salman. As Forças de Apoio Rápido foram em grande parte responsáveis ​​por repressões violentas contra manifestantes pró-democracia no Sudão antes e depois do golpe.

O analista econômico de Cartum, Mohamed al-Nair, argumenta que a visita de Hemedti pode ter sido agendada muito antes da crise na Ucrânia.

"Chegou em um momento que permitiu que suas visões [Sudão e Rússia] e interesses se unissem. O Sudão esperou muito tempo pelo Ocidente. O Ocidente fez promessas ao Sudão e conferências foram realizadas em Berlim e Paris para apoiar o Sudão, mas o Sudão não podia esperar até tarde demais, quando todos os seus indicadores econômicos se deterioraram ainda mais à luz do Ocidente retendo a assistência ao país”, disse al-Nair.

Hudson, do Atlantic Council, contesta a alegação de que os EUA foram lentos em apoiar o Sudão, dizendo que o golpe militar foi a prova de que o envolvimento dos EUA no Sudão estava funcionando.

“Estava funcionando tão bem que os militares se sentiram ameaçados pelos avanços e pela demanda por governança civil, e por isso assumiram. Conversei com pessoas do Departamento do Tesouro [dos EUA] e eles me disseram que o Sudão estava em processo de alívio da dívida mais rápido do que qualquer outro país da história”, disse Hudson.

Al-Nair disse acreditar que o Sudão “se voltará para a China na próxima fase”.

Fontes