Saltar para o conteúdo

Khanun: segundo tufão fustiga a Ásia em menos de uma semana

Fonte: Wikinotícias

2 de agosto 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Doksuri a norte e Khanun a sul no dia 27 passado

O tufão Doksuri (chamado Egay nas Filipinas) ainda varria a China quando Khanun (chamado Falcon nas Filipinas) foi nomeado em alto mar a leste das Filipinas dias atrás e, conforme se movia para norte, as chuvas se tornavam um problema no leste filipino, que já havia sido fustigado pelo fenômeno anterior.

Ontem Khanun chegou ao sul do Japão, onde ainda serpenteia hoje, lançado suas chuvas e ventos de mais de 150km/h e rajadas de mais de 200 sobre as ilhas de Okinawa, onde 700 mil pessoas foram evacuadas e 200 mil prédios estavam sem luz essa manhã. Uma pessoas faleceu quando uma garagem desmoronou e onze japoneses estão feridos.

O sistema segue para noroeste e se curvará, voltando novamente a atingir uma região japonesa nos próximos dias. Segundo o último alerta da JMA, na região de Okinawa as pessoas devem ficar em "alerta máximo para tempestades, marés altas e deslizamentos de terra nos próximos três dias".

Entre hoje e amanhã sua banda de tempestades também chegará ao norte de Taiwan, onde na semana passada principalmente a região oeste foi fustigada pelo Doksuri.

Nas Filipinas

O Khanun intensificou a monção do sudoeste fazendo com que as chuvas voltassem a ganhar força após a passagem do Doksuri (Egay) na semana passada. A região norte - Luzon - foi a mais atingida e, segundo a Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (PAGASA), algumas cidades tiveram recordes de chuvas, entre elas Baguio, onde choveu 1.091 mm, excedendo a média de 30 anos para julho - de 1991 a 2020 a cidade teve uma precipitação média de 772 mm.

Egay deixou um rastro de dezenas de mortes no país na semana passada.

Em Taiwan

Bandas de tempestades mais externas do Khanun alcançarão Taiwan

O olho de Doksuri passou cerca de 150 quilômetros a oeste da Taiwan, mas quase todo país teve chuvas de fortes a moderadas, precipitações que foram mas intensas na região ocidental. Já as bandas de tempestades mais externas de Khanun alcançarão principalmente o norte noroeste taiwanês, especialmente Taipei, New Taipei, Keelung e Yilan County, onde o governo decretou situação de alerta e determinou o fechamento de prédios onde funcionam serviços não essenciais, como escolas. Segundo o Focus Taiwan, as empresas do setor privado geralmente seguem os anúncios emitidos pelo governo e, assim, milhares de locais devem ficar fechados amanhã.

Atividades marítimas também foram suspensas e companhiasa éreas cancelaram voos, afetando dezenas de voos.

Na China

Não se espera que Khanun atinja a China, que ainda está sendo fustigada pelos remanescentes do Doksuri. A cidadde de Zhuozhou, na província de Hebei, foi a que mais sofreu com a passagem do sistema e há relatos de 20 mortes, diversos desaparecidos e e mais de 134.000 deslocados.

Ontem a VOA News relatou que "vários dias de chuvas torrenciais causadas pelos remanescentes do tufão Doksuri atingiram Pequim com uma de suas piores tempestades em mais de uma década, provocando deslizamentos de terra e inundações que varreram carros e destruíram estradas". 120 mil pessoas foram evacuadas na capital chinesa e a localidade de Mentougou recebeu 470 milímetros na manhã de ontem, fazendo com que o rio Yongding inundasse várias aldeias.

Notícias Relacionadas

[editar | editar código-fonte]