Jordânia lança ataques aéreos contra Síria
18 de janeiro de 2024
Um grupo de direitos humanos afirmou no dia 18 que pelo menos nove pessoas foram mortas num ataque aéreo jordaniano que se acredita ter como alvo traficantes de drogas na Síria.
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um grupo de monitoramento dos direitos humanos com sede no Reino Unido, disse neste dia: “Aviões militares jordanianos realizaram ataques aéreos contra áreas residenciais e armazéns em aldeias nos arredores da província de Suwayda, no sudeste da Síria” e afirmando que pelo menos nove civis foram mortos.
A Jordânia reforçou os controlos na sua fronteira com a Síria nos últimos anos e realizou operações militares para impedir tentativas de contrabando de drogas e armas da Síria.
O grupo afirma que frequentemente a Jordânia realiza ataques "sob o pretexto de combater o tráfico de drogas", mas que não estava claro se os dois homens visados no ataque eram traficantes de drogas.
Uma das drogas distribuídas externamente através do tráfico na Síria é o "captagon", que é semelhante à anfetamina, um estimulante do sistema nervoso central. A procura tem aumentado rapidamente na região do Golfo e a Jordânia é conhecida por ser a principal rota de distribuição.
O governo jordaniano não comentou o assunto.
Fontes
- ((en)) “요르단, 시리아 내 ‘마약 밀매 혐의자’ 겨냥 공습…민간인 최소 9명 사망” — Voz da América, 18 de janeiro de 2024
Esta página está arquivada e não é mais editável. |