Delegação árabe muçulmana em Pequim pede cessar-fogo imediato em Gaza

Fonte: Wikinotícias

20 de novembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades árabes e muçulmanas que se reuniram com o principal diplomata da China, Wang Yi, em Pequim, na segunda-feira, pediram um cessar-fogo imediato em Gaza e a permissão de ajuda humanitária no enclave palestino devastado pela guerra.

Uma delegação de ministros da Arábia Saudita, Jordânia, Egito, Indonésia, Autoridade Palestiniana e Organização de Cooperação Islâmica, entre outros, visitou Pequim na primeira etapa de uma viagem às capitais mundiais apelando ao fim das hostilidades em Gaza.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, disse aos diplomatas estrangeiros que a sua decisão de começar em Pequim mostra o seu elevado nível de confiança na sua nação.

"A China é uma boa amiga e irmã dos países árabes e islâmicos", disse Wang no discurso de abertura antes do início das conversações. “Sempre salvaguardamos firmemente os direitos e interesses legítimos dos países árabes [e] islâmicos e sempre apoiámos firmemente a justa causa do povo palestiniano”.

A China – a segunda maior economia do mundo depois dos EUA – tem sido um apoiante de longa data dos palestinos e tem sido rápida a denunciar Israel pelos seus ataques nos territórios ocupados. No entanto, a China tem laços econômicos crescentes com Israel.

O presidente da China, Xi Jinping, participará de uma cúpula por vídeo dos líderes do BRICS na terça-feira sobre a questão palestina-israelense, postou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, no X, anteriormente conhecido como Twitter.

Em comentários publicados pelo seu ministério no X, o ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio, Sameh Shoukry, disse ao seu homólogo chinês: "Esperamos um papel mais forte por parte de grandes potências como a China, a fim de impedir os ataques contra os palestinos na Faixa de Gaza. Infelizmente, existem grandes países que dão cobertura aos atuais ataques israelitas."

A embaixadora israelense em Pequim, Irit Ben-Abba, disse a repórteres estrangeiros em uma coletiva de imprensa na segunda-feira que esperava que não houvesse "nenhuma declaração nesta visita sobre um cessar-fogo, agora não é o momento", disse ela.

Fontes