Jimmy Wales fala sobre caso Essjay

Fonte: Wikinotícias

9 de março de 2007

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Controvérsia e discussão abarroaram os foros de discussão da internet em 28 de fevereiro de 2007, quando Essjay, um destacado administrador e editor da Wikipedia, usou credenciais falsas que foram publicadas em uma revista. Jimbo Wales, um dos fundadores da enciclopédia de internet Wikipédia, que estava de viajem pela Índia, às 06:42 de 3 de março emitiu uma declaração onde disse que tomou conhecimento do caso e pediu ao editor para renunciar a suas posições de confiança dentro da comunidade. Às 03:17 de 4 de março, Essjay anunciou em sua página de discussão de usuário que se retirava e não seria mais um colaborador ativo da Wikipedia.

A "fraude" de Essjay foi descoberta esta semana, quando jornalistas da New Yorker faziam um cadastro de seus entrevistados e não encontraram o nome de Jordan nas listas de ex-alunos dos locais onde ele disse ter estudado.

O texto seguinte é um trecho de uma declaração em que Jimbo Wales emitiu na sua página de discussão:

Citação: Jimbo escreveu: «Eu estive durante vários dias em uma parte distante da Índia, onde havia pouco ou nenhum acesso à Internet. Eu só descobri esta manhã que EssJay usou suas credenciais falsas em disputas de conteúdo. Eu entendi que isto era principalmente uma questão de uma identidade com pseudônimo (algo que é aceitável e completamente compreensíveis dados os perigos pessoais possíveis na Internet) e não um problema de quebra de confiança das pessoas. Eu quero deixar bem claro que no passado meu apoio a EssJay neste assunto era completamente baseado em uma falta de conhecimento sobre o que estava acontecendo. Mesmo agora, eu não sou capaz de verificar diffs, etc.

Eu pedi a EssJay para renunciar a suas posições de confiança dentro da comunidade. A respeito do que deve acontecer em seguida, eu aconselho (como sempre) que nós tomemos uma abordagem tranqüila, amável e razoável. Desde o momento em que esta coisa toda ficou conhecida, EssJay tem estado arrependido e na defensiva. As pessoas que o caracterizam como alguém "orgulhoso" disto ou "com vontade de aparecer" estão muito enganadas.

A nível pessoal, EssJay se desculpou comigo, e eu aceitei suas desculpas e pessoalmente acho que é a coisa certa a fazer. Se qualquer outra pessoa sentir que precisa receber uma desculpa pessoal, por favor peça-lhe. E se achá-lo sincero, então espero que você a aceite também, porém cada pessoa deve fazer seu próprio julgamento. Apesar do meu perdão pessoal, eu espero que ele aceite meu pedido de renúncia, porque com perdão ou não, estas posições não são apropriadas para ele agora.

Eu ainda tenho acesso limitado à internet... daqui a umas duas horas eu estarei on-line, e então eu ficarei offline até chegar no Japão amanhã de manhã. Acho que terei uma conexão de Internet rápida e estável nessa hora e lidarei com este imprevisto nessa ocasião.»

Ver também

Fontes