Ivanka Trump depõe em processo sobre "excesso de gastos"

Fonte: Wikinotícias

4 de dezembro de 2020

link=mailto:?subject=Ivanka%20Trump%20depõe%20em%20processo%20sobre%20"excesso%20de%20gastos"%20–%20Wikinotícias&body=Ivanka%20Trump%20depõe%20em%20processo%20sobre%20"excesso%20de%20gastos":%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Ivanka_Trump_dep%C3%B5e_em_processo_sobre_%22excesso_de_gastos%22%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
link=mailto:?subject=Ivanka%20Trump%20depõe%20em%20processo%20sobre%20"excesso%20de%20gastos"%20–%20Wikinotícias&body=Ivanka%20Trump%20depõe%20em%20processo%20sobre%20"excesso%20de%20gastos":%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Ivanka_Trump_dep%C3%B5e_em_processo_sobre_%22excesso_de_gastos%22%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Com a iminente saída dos Trump da Casa Branca, a Justiça dos Estados Unidos está "apertando o cerco" em torno do clã - Trump e seus três filhos mais velhos: Eric, Donald e Ivanka - e começando a finalizar investigações sobre algumas irregularidades, incluindo o uso do dinheiro de forma ilegal para beneficiar os negócios privados da família e possíveis fraudes fiscais no pagamento de impostos.

E a primeira a ter sido chamada para depor foi Ivanka, considerada o braço-direito do ainda presidente na sua governança e nas suas empresas, que ontem depôs em Washington, na Procuradoria-Geral do Distrito de Columbia, sobre o porquê de um evento de posse realizado no Trump Hotel da cidade, em 2017, ter sido superfaturado. Segundo os promotores de Washington, mais de 1 milhão de dólares foram gastos desnecessariamente.

No processo judicial os promotores apontam que houve abuso no uso de "fundos sem fins lucrativos para enriquecer a família Trump". Os fundos provinham de dinheiro doado para a campanha presidencial do republicano.

Ivanka reagiu em seu Twitter dizendo que o processo, iniciado em janeiro passado, é uma vingança dos democratas.

Melania, a esposa de Trump, deve depor nos próximos dias.

Futuro sombrio

Dias atrás, a imprensa reportou sobre uma tentativa de Donald Trump de conceder o perdão presidencial a alguns aliados que estejam ou futuramente possam estar envolvidos em crimes federais e entre os possíveis perdoados os três filhos do presidente foram citados.

Em seu Twitter, Trump chamou o assunto de "fake news", até porque no caso de sua família ele teria que dar um "perdão preventivo", uma vez que os filhos ainda não respondem a nenhum processo em instância federal. No entanto, experts não sabem como um "perdão preventivo" poderia ser feito.

Experts também acreditam que o fato de Trump querer mais um mandato, durante o qual teria imunidade, tem a ver com a possibilidade dele ter que responder a processos federais, estaduais e municipais por "fraude fiscal". Meses atrás o New York Times reportou que Trump havia pago apenas 750 dólares de impostos em 2016 e 2017 sobre a sua fortuna, que deve gerar em torno de 3 bilhões de dólares - apesar dele jamais ter mostrado sua declaração de imposto de renda e de, por vezes, a imprensa lançar dúvidas sobre este montante.

Sobre os poucos impostos pagos, Trump justifou-se dizendo que "a lei permite que eu pague o menos impostos possíveis".

No entanto, promotores podem a partir de 20 de janeiro de 2021, quando o ainda presidente perder a imunidade, "ir a fundo" e investigar a sonegação de impostos da família Trump com olhos mais atentos. Senão em nível federal, já que sua concessão de perdão teria poder apenas nesta instância, pelo menos em nível estadual e municipal.

Personas non gratas

Com o futuro incerto judicialmente - e até economicamente, já que os investimentos nos negócios da família devem diminuir após janeiro e empréstimos bancários terão que ser pagos e também serão mais difíceis de serem concedidos - o mesmo deve se estender, em partes, a sua vida social.

Experts em celebridades têm levantado a possibilidade da família ter dificuldades de se reinserir nos círculos sociais aos quais pertencia antes, já que parte das pessoas poderia ter uma reação de rejeição devido as políticas e comportamentos de Trump na presidência. Ivanka, por exemplo, teve que tirar os filhos da escola meses atrás após reclamações dos pais devido ao comportamento dos Trump em relação à Covid-19.

Ninguém sabe, exatamente, se o clã Trump voltará para seu berço, Nova Yorque, e há rumores de que o presidente, sua esposa Melania e seu filho adolescente poderiam se mudar para Mar del Lago, na Flórida, e se afastar da imprensa - algo atípico em Trump, que sempre fez questão de aparecer publicamente, tendo sido até apresentador do programa O Aprendiz e dono do concurso Miss Universo, onde se tornou tradicional ele posar para fotos com as vencedoras logo após o evento.

Já Ivanka, que segundo os experts é extremamente apegada a sua presença na alta-sociedade, estaria preparando sua volta para Manhatan "para manter o poder e a fortuna", segundo o El País.

Donny Deutsch, um especialista em imagem, disse à “Vanity Fair” que a filha presidencial e o marido, que se "preocupam muito com a própria imagem, terão ainda mais dificuldades para se adaptarem em NY do que Trump, porque os dois sempre foram vistos como os integrantes menos estranhos de uma administração que no fim não deu certo".


Notícia Relacionada

Fontes