Irmãos são destaque em campanha brasileira nos Parapan

Fonte: Wikinotícias

1 de setembro de 2019

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Dos 337 atletas da delegação brasileira, pelo menos dois participaram dos Jogos Parapan-Americanos em Lima. Josemarcio Sousa e Lucilene, da natação, são irmãos. Nascido em Santa Maria do Pará, a 160 quilômetros da capital Belém, com a mesma deficiência: atrofia do nervo óptico, que leva à perda irreversível da visão. Isso significa que ambos são completamente cegos em algum momento.

A morte precoce do pai também afetou a família. “Ele morreu quando eu tinha pouco mais de um ano. E minha mãe ficou sozinha para criar os dez filhos,” lembra a Lucilene.

Josemarcio chegou à seleção em 2013 e hoje é campeão mundial, bronze paralímpico e conquistou o bicampeonato parapan-americano: “Parece impossível. Mas não é. Acreditem nos seus sonhos. As Paralimpíadas Escolares foram as portas para tudo isso.”

Lucilene passou por outras modalidades até chegar à natação. “A gente saiu muito cedo de casa. Eu saí com 12 anos. Queríamos melhorar. E encontramos o esporte. Passei pelo goalball, pelo atletismo, até achar a natação.”

“Representar o Brasil, a família e o estado do Pará é uma felicidade sem tamanho”, diz Lucilene.

Josemarcio passou algumas dicas para a irmã: “Concentração, foco e uma dieta adequada. Isso que eu procurei passar para ela”. “A gente está firme. Nos damos muito bem. Foi demais tê-lo aqui”, responde ela.

Depois dos Jogos de Lima, ela foi para o Mundial de Natação de Londres: “É o que eu sempre sonhei. Esperei muito para esse momento. Não tem cansaço que possa tirar a felicidade que estou sentindo.”

Fonte