Iniciam os Jogos Pan-americanos de 2007

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos Rio-2007. Foto: Ricardo Stuckert/PR.

14 de julho de 2007

Brasil

Ocorreu nexta sexta-feira (13) a inaguração dos XV Jogos Pan-Americanos no Rio de janeiro em uma cerimônia assistida por mais de 60 mil pessoas.

A cerimônia foi levada a cabo no Estádio do Maracanã, e a abertura oficial que seria feita pelo Presidente do Brasil foi na última hora trocada e feita por Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Depois da interpretação do Hino Nacional Brasileiro pela cantora Elza Soares, fogos cobriram os céus do Rio de janeiro e as 42 delegações das Américas desfilaram junto a mais de 1.500 músicos das escolas de samba.

A jornada contou com a presença dos presidentes do Panamá e Honduras, Martín Torrijos e Manuel Zelaya, e a do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge.

Houve reclamações com respeito à organização, devido ao facto de cada pessoa ser minuciosamente revistada à entrada do estádio. Por motivos de segurança os pertences de cada espectador precisaram ser examinados, e muita gente precisou esperar do lado de fora.

Alguns manifestantes protestaram contra os gastos em segurança do evento, considerado excessivo em relação à necessidades da população da cidade, considerada uma cidade com um alto índice de criminalidade.

As provas estão previstas para ocorrer até domingo 29 de julho. Os Jogos são considerados um importante evento para as pretensões do Rio em ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Veja também

Fontes