Havaí: sobe para 80 o número de mortos em incêndio florestal

Fonte: Wikinotícias

12 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Membro da Guarda Nacional caminha em Lahaina procurando vítimas

Subiu para 80 o número de mortos num grande incêndio florestal na ilha de Maui, no sudeste do Havaí, na quarta-feira e autoridades agora investigam se o sistema de alerta local falhou em avisar os moradores a tempo. O prefeito do Condado de Maui, Richard Bissen, disse no programa “The Today Show” da NBC que o incêndio foi incrivelmente rápido. Ele disse: “Acho que isso parecia uma situação impossível”.

A procuradora-geral do Havaí, Anne Lopez, falou que as decisões e políticas do governo do Maui em relação aos incêndios florestais será investigada. "Meu departamento está comprometido em entender as decisões que foram tomadas antes e durante os incêndios florestais e em compartilhar com o público os resultados desta revisão”, disse ela.

O desastre natural é o mais mortal no estado em décadas e destruiu quase completamente a histórica e centenária cidade turística de Lahaina.

Influência do furacão Dora

O furacão Dora, que passava a cerca de 800-1.000 quilômetros a sul da ilha (veja aqui), piorou a situação, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, já que seus ventos de quase 100km/h ajudaram a espalhar o fogo, ainda de causa desconhecida.

Notícias Relacionadas

Fontes