Saltar para o conteúdo

Número de mortos em debandada no norte da Índia sobe para 121

Fonte: Wikinotícias

3 de julho de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O número de mortos em uma debandada em uma reunião religiosa hindu no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, na terça-feira, aumentou para 121 pessoas.

O magistrado distrital Ashish Kumar disse aos repórteres que a debandada ocorreu numa aldeia a cerca de 200 quilómetros a sudeste da capital da Índia, Nova Deli, quando uma grande multidão correu para deixar um evento hindu conhecido como satsang, organizado pelo líder religioso local Bhole Baba.

Um relatório policial disse que cerca de 250 mil pessoas foram amontoadas em uma tenda improvisada onde o evento foi realizado, excedendo em muito o limite de 80 mil determinado pelas autoridades locais.

Vários relatos dizem que a debandada começou quando os fiéis seguiram Bhole Baba para fora da tenda quando ele estava saindo. Muitos dos participantes escorregaram no chão lamacento e caíram em uma vala encharcada e morreram esmagados quando outros caíram em cima deles.

Uma autoridade local disse à agência de notícias francesa AFP que uma tempestade de areia também pode ter cegado as pessoas que tentavam deixar a área.

A maioria das vítimas eram mulheres e crianças. Dezenas de outras pessoas ficaram feridas na tragédia.

Num comunicado na sua conta X nas redes sociais, o ministro-chefe do estado de Uttar Pradesh, Mahant Yogi Adityanath, disse que formou uma equipa para investigar.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, durante uma aparição perante o parlamento indiano na terça-feira, disse estar profundamente triste e enfatizou que iria “ajudar os feridos de todas as maneiras possíveis”.

A debandada mortal é relativamente comum durante os festivais religiosos indianos, onde grandes multidões se reúnem em pequenas áreas com poucas medidas de segurança.

Fontes[editar | editar código-fonte]