Havaí congela preços de commodities em Maui após incêndios devastadores

Fonte: Wikinotícias

11 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Escritório de Proteção ao Consumidor do Havaí instituiu um congelamento de preços para todas as commodities na ilha de Maui, cenário de incêndios devastadores que mataram pelo menos 55 pessoas. Autoridades dizem que o número de mortos deve aumentar. Pelo menos 1.000 pessoas continuam desaparecidas.

O congelamento de preços está programado para vigorar pelo menos até o final do mês, informou a OCP em comunicado, “a menos que seja rescindido ou substituído por proclamação de emergência separada”.

O congelamento significa que as commodities devem ser vendidas a preços pré-emergência. Os itens afetados pelo congelamento incluem alimentos, água, gelo, gasolina, combustível para cozinhar, baterias, suprimentos médicos e materiais de construção, de acordo com o OCP.

As autoridades dizem que levará anos e bilhões de dólares para o Havaí se recuperar da devastação no lado oeste da ilha. A histórica cidade turística de Lahaina, em Maui, foi praticamente reduzida a cinzas. O governador Josh Green disse que ela “desapareceu tragicamente”. Ele acrescentou: “Quando você vir toda a extensão da destruição em Lahaina, ficará chocado. Parece que uma bomba e o fogo explodiu.”

Tiffany Kidder Winn, proprietária de uma empresa em Lahaina, disse à Associated Press que o local “parecia uma zona de guerra, apenas destruição total”.

A apresentadora Oprah Winfrey, moradora de Maui, visitou um centro de evacuação no lado norte da ilha na quinta-feira, onde distribuiu travesseiros, xampu, fraldas e lençóis. Winfrey disse que visitou o local antes para perguntar aos evacuados o que eles precisavam.

Equipes de emergência em Lahaina ainda estão tentando localizar e identificar as pessoas que morreram no incêndio, disse o prefeito de Maui, Richard Bissen, na quinta-feira. Ele implorou às pessoas cujas casas não foram danificadas que não voltassem para casa até que “recuperássemos aqueles que morreram”.

As autoridades dizem esperar que os incêndios em Maui se tornem o desastre natural mais mortal do Havaí desde que um tsunami de 1961 matou 61 pessoas na Ilha Grande.

Fontes