Guerra dos EUA contra o terrorismo deslocou milhões de pessoas
10 de setembro de 2020
Como resultado da guerra dos Estados Unidos contra o terrorismo global, travada desde 2001, até 59 milhões de pessoas foram deslocadas de suas casas. Isto é afirmado em um novo relatório divulgado pela Universidade Brown.
O estudo descobriu que entre 37 milhões e 59 milhões de pessoas em oito países da África, Ásia e Oriente Médio “fugiram de suas casas nas oito guerras mais violentas que começaram ou na qual os militares estadunidenses participaram”, depois que o grupo terrorista Al-Qaeda atacou os Estados Unidos em 2001.
A maioria das pessoas deslocadas, pelo menos 9,2 milhões, eram do Iraque. A Síria está em segundo (pelo menos 7,1 milhões) e o Afeganistão em terceiro (pelo menos 5,3 milhões).
O relatório observa que 37 milhões de pessoas deslocadas são "quase a população do Canadá" e "mais do que o número de pessoas deslocadas como resultado de qualquer outra guerra ou desastre desde pelo menos o início do século XX, com exceção da Segunda Guerra Mundial".
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Исследователи оценили число перемещенных лиц в результате войны США с глобальным терроризмом— Voz da Ámerica, 10 de setembro de 2020
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Исследователи оценили число перемещенных лиц в результате войны США с глобальным терроризмом", proveniente de Wikinotícias em Russo. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|