Grécia: líder dos Gregos Independentes anuncia coligação governamental

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

27 de janeiro de 2015

Grécia

O líder do partido Gregos Independentes, Panos Kammenos, disse ontem (26), após reunião com Alexis Tsipras, vencedor das eleições de domingo (25), que “a partir deste momento há governo” na Grécia. “Os Gregos Independentes [direita nacionalista] ofereceram o voto de confiança ao governo”, acrescentou.

“Hoje [ontem] Tsipras, líder do Syriza [partido de esquerda], vai se encontrar com o presidente [Caroulos Papoulias] e vai anunciar o governo”, disse ainda Panos Kammenos. “O objetivo é fazer com que os gregos avancem unidos para recuperar a soberania nacional”, afirmou o líder, à saída da reunião com o vencedor das eleições desse domingo.

O partido Gregos Independentes é a sexta força política do Parlamento grego, tendo conseguido 4,75% dos votos, o que se traduz em 13 deputados na assembleia. As reuniões para a formação de um novo Executivo começaram, depois de o partido anti-austeridade Syriza ter conseguido 149 assentos parlamentares, ficando a dois lugares da maioria absoluta.

A primeira reunião organizada pelo partido vencedor foi com Kammenos, mas estão previstos encontros com o líder centrista do partido To Potami, Stavros Theodorakis, assim como com o líder do Partido Comunista, apesar de não se conhecer o calendário das próximas reuniões. De acordo com uma fonte do Syriza, a intenção de Tsipras é prestar juramento ainda hoje e anunciar, na terça-feira ou no mais tardar quarta-feira, os nomes do novo Executivo.

Notícias Relacionadas

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati