Governo do Reino Unido diz que Rússia corrompe sua própria reputação com a guerra na Ucrânia e que não vencerá

Fonte: Wikinotícias

10 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O conselheiro militar do Reino Unido, Ian Stubbs, disse durante um discurso em Viena para líderes da OSCE que as ações de Moscou na Ucrânia corrompem a memória dos sacrifícios passados ​​e a outrora orgulhosa reputação global da Rússia. "Na semana passada, o delegado russo repetiu falsas narrativas sobre o confronto. Gostaria de destacar novamente a ironia disso vindo de um país que invadiu a Geórgia em 2008, anexou ilegalmente a Crimeia em 2014 e depois lançou uma invasão em grande escala da Ucrânia em 24 de fevereiro do ano passado", disse Stubbs, ainda falando que a invasão era "não provocada, ilegal e sem sentido".

A Cruz Vermelha da Ucrânia informou há dois dias que um ataque com míssil destruiu completamente 1.000 metros quadrados de ajuda humanitária armazenados em Odesa, o que para Stubbs é uma forma de punir o povo ucraniano e espalhar o terror. "São atos cruéis de vingança e uma manifestação vergonhosa do fracasso das forças militares russas", disse o conselheiro britânico.

Recrutamento de estrangeiros

Segundo Stubbs, migrantes da Ásia Central que trabalham na Rússia têm sido recrutados para lutar na Ucrânia. "Nos escritórios de imigração, funcionários que falam tadjique e uzbeque tentam recrutar migrantes rotineiramente", enfatizou, apontando que a Radio Free Europe informou que os recrutadores oferecem um bônus de US$ 2.390 na hora da inscrição e salários de até US$ 4.160 por mês. Os migrantes também recebem a cidadania russa em cerca de seis meses, quando um processo normal de pedido de cidadania dura em média cinco anos.

Notícias Relacionadas

Fontes