Putin volta a acusar o Ocidente de travar "guerra real"

Fonte: Wikinotícias

10 de maio de 2023

link=mailto:?subject=Putin%20volta%20a%20acusar%20o%20Ocidente%20de%20travar%20"guerra%20real"%20–%20Wikinotícias&body=Putin%20volta%20a%20acusar%20o%20Ocidente%20de%20travar%20"guerra%20real":%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Putin_volta_a_acusar_o_Ocidente_de_travar_%22guerra_real%22%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
link=mailto:?subject=Putin%20volta%20a%20acusar%20o%20Ocidente%20de%20travar%20"guerra%20real"%20–%20Wikinotícias&body=Putin%20volta%20a%20acusar%20o%20Ocidente%20de%20travar%20"guerra%20real":%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Putin_volta_a_acusar_o_Ocidente_de_travar_%22guerra_real%22%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Depois de ter mandado invadir a Ucrânia no início do ano passado, começando a Guerra na Ucrânia, e de ter proibido a imprensa russa de usar os termos "invasão" e "guerra", Putin disse ontem, durante um desfile do Dia da Vitória, que “uma verdadeira guerra” estava sendo travada pelas nações ocidentais contra a Rússia.

Em um breve discurso na Praça Vermelha de Moscou no evento que celebrava a vitória da ex-União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, o presidente disse que "a civilização está novamente em um ponto de virada decisivo" e que a guerra foi "desencadeada contra nossa pátria".

Putin usou o discurso para equiparar a derrota da Alemanha nazista com a invasão da Ucrânia pela Rússia, que já durava 15 meses. Ele usou repetidamente o termo "desnazificação da Ucrânia" como justificativa para a guerra e encerrou seu discurso aplaudindo os soldados presentes que lutam na Ucrânia, que ele disse serem fundamentais para o futuro do país. “Pela Rússia, por nossas forças armadas, pela vitória!”, falou.

Os presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, do Cazaquistão, do Quirguistão, do Tajiquistão, do Turcomenistão e do Uzbequistão, além do primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, participaram do evento.

O desfile de ontem foi o destaque as comemorações anuais com celebrações normalmente realizadas em toda a Rússia, incluindo desfiles do Regimento Imortal, onde russos comuns marcham pelas ruas de várias cidades segurando fotos de parentes mortos na Segunda Guerra Mundial.

No entanto, pelo menos 20 cidades cancelaram ou reduziram os eventos do Dia da Vitória citando “preocupações de segurança” não especificadas. Segundo a VOA, essas preocupações poderiam estar ligadas à informação de que a Ucrânia teria atacado o Kremlin na semana passada com drones em uma tentativa de assassinar Putin. A Ucrânia negou as acusações.

Notícias Relacionadas

Fontes