Governador de Illinois é preso acusado de corrupção
10 de dezembro de 2008
O governador democrata de Illinois, nos Estados Unidos, Rod Blagojevich, juntamente com o seu chefe de equipe John Harris, foram presos com acusações de corrupção federal.
Jornal Chicago Trinue relatou que agentes federais invadiram a casa de Blagojevich esta manhã e o lovou em custódia federal. A detenção surge após uma investigação de três anos.
Especificamente, há alegações de que Blagojevich teria tentado vender a vaga no senado anteriormente ocupada pelo presidente eleito, Barack Obama. Blagojevich, como governador, começou a nomear alguém para completar o prazo de Obama. Autoridades acreditam que o processo para selecionar um novo senador foi manchada após as gravações de conversas de Blagojevich. Eles acreditam que ele estava tentando vender a vaga, em troca, ganhar vantagem financeira para si próprio e de sua esposa.
Em 8 de dezembro, Blagojevich respondereu aos relatórios sobre as autoridades federais que tinham interceptado suas conversas telefónicas:
Eu deveria dizer se alguém quiser ouvir minhas conversas, vá em frente, fique à vontade para fazê-lo. Posso dizer-vos que o que eu digo sempre é lícito e as coisas que estou interessado em são, lícitas
.
Logo depois, Rod Blagojevich foi solto, após pagar fiança[1].
Fontes
- Gov Blagojevich arrested on corruption charges — Reuters, December 9, 2008
- Tribune: Blagojevich Taken Into Federal Custody [inativa] — WBBM-TV, December 9, 2008. Página visitada em 10 de dezembro de 2008
. Arquivada em 11 de dezembro de 2008 - Jeff Coen, David Kidwell and Monique Garcia. Source: Feds take Gov
. Blagojevich into custody — Chicago Tribune, December 9, 2008
Referências
- ↑ Governador de Illinois é preso acusado de corrupção [inativa]. Página visitada em 10 de dezembro de 2008
. Arquivada em 12 de dezembro de 2008
Esta página está arquivada e não é mais editável. |