Geórgia: Governo adverte Rússia contra qualquer tentativa de anexar Abkházia

15 de outubro de 2014
Geórgia — O governo da Geórgia, alertou à Rússia contra qualquer tentativa de anexar Abkházia, um território que declarou unilateralmente a independência da Geórgia em 1992, o Parlamento abkházio estuda, de fato, uma proposta de fusão entre Abkhazia e a Rússia. Este projeto é levado muito a sério por cada campo, depois que a agência de notícias russa RIA Novosti, publicou no último setembro «Transcaucasiana: rumo a uma unificação com a Rússia em 2015?». A Rússia já reconheceu a independência da Abkházia, ao mesmo tempo que com a Ossétia do Sul, no verão de 2008 e desde então, instalou as bases militares em ambas as regiões.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros (ou Relações Exteriores) da Geórgia, advertiu à Rússia: «Esperamos que as autoridades russas não vão assinar o chamado acordo, caso contrário, será considerado um passo para a anexação de Abkhazia com todas as consequências legais». No mesmo comunicado, o ministério alertou que o projeto poderia criar problemas adicionais para a segurança da Europa, especialmente através do novo projeto apresentado ao Parlamento na segunda-feira da Abkházia, que envolve a criação de Forças Armadas conjuntas entre Rússia e Abkházia.
O presidente georgiano Guiorgui Margvelachvili, acredita que «este acordo é um novo ato contra a soberania e a integridade territorial da Geórgia (...) e ameaça as capacidades defensivas do nosso país».
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
AFP. La Géorgie met en garde Moscou contre l'"annexion" de l'Abkhazie— Les Échos.fr, 15 de outubro de 2014
LeFigaro.fr com AFP. Abkhazie: la Georgie met en garde la Russie— Le Figaro.fr, 15 de outubro de 2014
RIA Novosti. Transcaucasie: vers un rattachement à la Russie en 2015?— RIA Novosti, 15 de outubro de 2014
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Géorgie : le gouvernement met en garde la Russie contre toute tentative d'annexion de l'Abkhazie", proveniente de Wikinotícias em Francês em sua versão de 17 de outubro de 2014. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|