Furacão Beryl atinge o Texas
8 de julho de 2024
O furacão Beryl atingiu o estado do Texas, no sul dos EUA, na manhã de segunda-feira, trazendo tempestades para áreas costeiras e encharcando uma parte mais ampla do sudeste do Texas com fortes chuvas.
O centro da tempestade atingiu a costa perto de Matagorda, Texas, cerca de 130 quilômetros a sudoeste de Houston.
O Centro Nacional de Furacões dos EUA disse que Beryl recuperou a força do furacão pouco antes de atingir a costa, com ventos máximos sustentados de 130 quilômetros por hora.
Os meteorologistas disseram esperar que 12-25 centímetros de chuva caiam em áreas do leste do Texas até a noite de segunda-feira.
As autoridades do Texas alertaram sobre inundações e cortes de energia e expressaram preocupação pelo fato de poucas pessoas estarem fugindo das áreas costeiras antes da chegada da tempestade.
Antes de atingir o Texas, Beryl atravessou o Caribe, matando três pessoas na Venezuela, três pessoas em Granada, três pessoas em São Vicente e Granadinas e duas pessoas na Jamaica.
Beryl também atingiu a Península de Yucatán, no México, antes de cruzar o Golfo do México e seguir para o Texas.
A tempestade estabeleceu um recorde como a primeira a atingir a força da categoria 5 durante a temporada de furacões no Atlântico, que vai de junho a novembro.
Notícias Relacionadas
[editar | editar código-fonte]- O furacão Beryl continua a devastar o Caribe
- Superfuracão Beryl toca terra em Granada com ventos de 240km/h
- Beryl se transforma num superfuracão de categoria 4; há risco extremo no Caribe
- Intensificação de furacão Beryl para categoria 4 em junho é sem precedentes na história
- Depois de passar pelo Caribe e México, furacão Beryl ruma para o Texas
Fontes
[editar | editar código-fonte]- Beryl downgraded to tropical storm after it slammed ashore in Texas — VOA News, 8 de julho de 2024 Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA.