França: centenas de pessoas ficam feridas em protestos contra morte de jovem negro em ação policial

Fonte: Wikinotícias

30 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A morte de Nahel, um jovem de 17 anos de origem argelina, na manhã de terça-feira após se negar a parar em uma blitz policial em Nanterre, na periferia de Paris, levou a protestos massivos nos últimos três dias em Paris e outras cidades francesas, como na própria Nanterre, Lyon, Toulouse e Lille.

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que "nada justifica a morte de um jovem", mas colocou 40 mil policiais nas principais ruas do país, principalmente ao redor de prédios governamentais, após na noite de quarta-feira (28) delegacias de polícia, prefeituras e escolas serem incendiadas em várias cidades. Ontem Macron escreveu em seu twitter que "a violência contra delegacias, escolas, prefeituras, contra a República, é injustificável".

Hoje uma nova reunião de emergência aconteceu entre as altas autoridades francesas e o decreto de toque de recolher não está descartado.

875 pessoas já foram presas durante a noite e centenas, incluindo ao menos 200 policiais, ficaram feridas. Hoje Macron usou novamente o Twitter para escrever: "um terço dos presos ontem à noite são jovens, às vezes muito jovens. Eu chamo os pais à responsabilidade".

Notícias Relacionadas

Fontes