França: Jean Castex é nomeado primeiro-ministro

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

3 de julho de 2020

Jean Castex foi nomeado primeiro-ministro pelo presidente francês Emmanuel Macron. Mais cedo nesta sexta-feira, Édouard Philippe apresentou sua renúncia. “Ele é um funcionário sênior completo e versátil que se interessará em reformar o Estado e conduzir um diálogo pacífico com os territórios”, disse o presidente à AFP.

Castex é prefeito de Prades desde 2008. Foi conselheiro regional de Languedoque-Rossilhão de 2010 a 2015 e é conselheiro departamental dos Pirenéus Orientais desde 2015. O jornal Le Monde descreve Castex como sendo "de direito social e moderado" e lembra que "ele fez sua carreira na esteira de Xavier Bertrand".

Ao final do mandato de cinco anos de Nicolas Sarkozy, entre 2011 e 2012, tornou-se vice-secretário-geral da Presidência da República. Ele é fiado ao partido Republicanos de direita. Xavier Bertrand reagiu no Twitter, explicando que aprecia “as qualidades de Castex. Ele será essencial nos tempos difíceis... Que ele corrija as más escolhas do Presidente da República”.

Castex escolheu Nicolas Revel para ocupar o cargo de diretor do Fundo Nacional de Seguro de Saúde. Revel também conhece o Palácio do Eliseu, porque foi vice-secretário-geral da Presidência da República de maio de 2012 a novembro de 2014 sob presidência de François Hollande.

Notícia relacionada

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com