Filho de 'El Chapo' é recapturado no México

Fonte: Wikinotícias
El Chapo

5 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ovidio Guzmán López, também conhecido como El Ratón, filho de um dos líderes de cartel, Joaquín El Chapo Guzmán, foi recapturado na quinta-feira em uma operação realizada pelas Forças Federais em Sinaloa, segundo informações da mídia local.

Em entrevista coletiva pela manhã, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, confirmou que uma operação foi realizada na área, sem dar mais detalhes.

"Há uma operação que começou de madrugada", disse.

Mais tarde, o governo mexicano confirmou a prisão de Guzmán López no estado de Sinaloa, no norte, bem como sua transferência para a capital do país em uma aeronave da Força Aérea.

Luis Cresencio Sandoval, chefe da Secretaria de Defesa Nacional, disse que Guzmán López está nas instalações da Promotoria Especializada em Crime Organizado (FEMDO).

“Esta prisão representa um golpe contundente ao Cartel do Pacífico. Os ataques da organização criminosa continuam”, disse o oficial.

Após o fato, houve atos de violência que paralisaram a capital de Sinaloa, no noroeste do México.

"Fui informado pelo secretário do Interior, Adán Augusto López, que as Forças Armadas Federais estão realizando uma operação no sindicato Jesús María, município de Culiacán, desde o início da manhã [de] quinta-feira", disse o governador do estado de Sinaloa, Ruben Rocha Moya.

A operação gerou violência na capital e em outras localidades do estado, disse o funcionário. "Será a própria autoridade federal que dará conta dos resultados dessa operação assim que ela for concluída", acrescentou, e pediu para manter a calma e se abrigar.

A Aeroméxico informou em comunicado que uma de suas aeronaves foi atacada. "Esta manhã foi detectado um impacto de bala no fuzil de uma equipe do Embraer 190 que estava pronta para operar o voo AM156 na rota Culiacán-Cidade do México, que foi cancelado por motivos de segurança", informou a companhia aérea nas redes sociais.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra como os passageiros do avião se agacham, enquanto se ouvem tiros.

Segundo a embaixada dos Estados Unidos no México, que emitiu um alerta de segurança, há relatos de tiroteios não só na capital, mas também nas cidades de Los Mochis e Guasave, no norte do estado.

No site do aeroporto de Culiacán aparecem todos os voos atrasados ​​ou cancelados até depois do meio-dia e a Aeroméxico informou o cancelamento das operações também em Los Mochis e Mazatlán.

″Não saia de casa!”, publicou a Câmara Municipal nas suas redes sociais. "A segurança dos cidadãos de Culiacán é o mais importante."

Fontes