Espanha é oficialmente declarada livre de brucelose ovina e caprina

Fonte: Wikinotícias

19 de março de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Espanha foi declarada no dia 04 passado, pela Comissão Europeia, oficialmente livre de brucelose ovina e caprina e caminha para a erradicação da brucelose bovina em 2021, já que se espera que Cáceres cumpra as condições necessárias ao longo deste ano, uma vez que registrou um último caso em 2018

O novo status é resultado do esforço conjunto de administrações, agricultores e veterinários, que conseguiram debelar uma doença que causou grandes prejuízos econômicos e que também era um risco a saúde das pessoas.

Este esforço teve início na década de 1990, com a implementação nacional do programa de erradicação. Naquela época, a prevalência de rebanhos positivos era de cerca de 30% e os casos humanos anuais chegavam a vários milhares.

A estratégia inicial, baseada na vacinação de substituição (fêmeas jovens destinadas a substituir as mães) combinada com a triagem sorológica e o abate de animais positivos, contribuiu para um rápido declínio inicial da prevalência para cerca de 4% em meados da década de 2000.

O reforço do programa a partir de então, centrado na vacinação obrigatória de reposição nas áreas declaradas com alta incidência, juntamente com a intensificação do esvaziamento sanitário dos rebanhos infectados em áreas próximas à erradicação, levou à eliminação gradativa da doença em todo o território, pois em 2020 não foi detectado nenhum rebanho infectado com Brucella melitensis em toda Espanha.

Fonte

Nota: conforme o Aviso Legal no website La Moncloa, "é autorizada a reprodução, modificação, distribuição e comunicação total ou parcial da informação disponibilizada neste site, com exceção dos conteúdos sobre os quais existam direitos de propriedade intelectual (...) desde que se informe a fonte e a da data dos documentos utilizados".