Espanha: safra de cogumelos comestíveis será especialmente boa

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

7 de outubro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Especialistas estão particularmente otimistas com a colheita de cogumelos comestíveis este ano na Espanha. Segundo o site El Tiempo, as chuvas do final do verão, entre agosto e setembro, foram muito favoráveis, fazendo com que se possa esperar uma safra "especialmente boa".

O engenheiro florestal especializado em fungos, David Romero, disse para o El Tiempo que "inicialmente, a safra de cogumelos de 2021 na Espanha avançou em relação aos anos anteriores e em geral parece que será boa devido às chuvas do mês passado, embora a água que cair nas próximas semanas seja essencial para o desenvolvimento de cogumelos e fungos no nosso ambiente natural".

Os fatores mais importantes para o crescimento de cogumelos são a precipitação pluviométrica e a temperatura e segundo Romero, este ano as áreas com condições mais favoráveis são as florestas úmidas das montanhas da Cantábria, do Sistema Central, Sistema Ibérico, Sistemas Béticos e Serra Morena.

Os cogumelos comestíveis mais comuns nestas áreas, segundo o El Tiempo, são os do tipo Boletus (edulis, pinophillus e aereus), Craterellus lutescens (elver da montanha), Hydnum repandum (língua de vaca), Tricholoma (portentosum e terreum), o Cantharellus cibarius (um dos cogumelos mais populares) e Amanita caesarea (Amanita dos Césares ou Ovo do Rei).

A colheita de cogumelos é uma atividade bastante comum entre os espanhóis no outono e em 2016 o jornal ABC escreveu em seu portal: "não há estabelecimento que valha o seu sal que hoje não inclua no seu cardápio pelo menos um prato em que os cogumelos ocupem um lugar de destaque".

Referências

Fontes


Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit