Saltar para o conteúdo

Espanha: área de baixa pressão provoca chuva recorde em Menorca; ilha está em estado de emergência

Fonte: Wikinotícias

18 de agosto de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As Ilhas Baleares

A atuação de uma área de baixa pressão - neste caso uma DANA (depressão em altos níveis, também chamada popularmente de gota fria) - entre a quinta e sexta feira nas Ilhas Baleares causou chuvas intensas em toda região, com recordes na ilha de Menorca, onde o governo decretou estado de emergência em algumas cidades.

Segundo o AEMET, houve um recorde de precipitação em Menorca para o mês de agosto, especificamente no aeroporto, onde a estação captou 936 mm (quase 1 metro³) de água em 24 horas. O recorde anterior era de agosto de 1997, de 774 mm/24h. Tais quantidades de água são, em geral, registradas ao longo de 3 ou 4 meses em condições normais de chuva.

A cidade mais afetada foi Es Mercadal, com o portal Tiempo da rede Meteored dizendo que "as ruas se transformaram em corredeiras furiosas" após a cidade registrar 200mm de precipitação em poucas horas na quinta-feira.

O norte da ilha maior das Baleares, Mallorca, também foi atingido.

Visita de autoridades

Autoridades das Ilhas Baleares - o Ministro do Mar e do Ciclo da Água, Juan Manuel Lafuente, o Ministro de Negócios, Trabalho e Energia, Alejandro Sáenz de San Pedro, e a Ministra da Transição Ecológica, Teresa Ribera - visitaram Menorca na sexta-feira para avaliar os danos e coordenar os esforços de recuperação e "prometeram disponibilizar todos os meios necessários para ajudar os municípios afetados a recuperar a normalidade o mais rapidamente possível".

DANA

A DANA (depressão isolada em altos níveis) é um fenômeno meteorológico na forma de um sistema de baixa pressão (ciclone e neste caso geralmente um ciclone extratropical) fechado de nível superior (altitude superior a 5 mil metros), com um núcleo de ar muito frio, que tem um diâmetro aproximado de 500 a 1.000 km. Ocorre em regiões de médias latitudes - de 30° a 45° - e é bastante comum nos países do sul da Europa, principalmente no outono e mais raramente na primavera. Ela também ocorre na América do Sul.

Geralmente provoca chuvas e ventos intensos que podem causar grandes danos e também poder vir associada a granizo e nevascas.