Espaçonave tripulada da China atraca na estação espacial
1 de dezembro de 2022
Shenzhou 15, uma espaçonave tripulada lançada pela China no dia 29, chegou com segurança à estação espacial chinesa no dia 30.
De acordo com o CCTV estatal da China, Shenzhou 15 e três astronautas decolaram no dia 29 da Estação de Lançamento de Satélites de Jiuquan, localizada no deserto de Gobi, na província de Gansu, no noroeste da China.
Cerca de seis horas após o lançamento, Shenzhou 15 atracou com sucesso em Tianhe, um módulo central da estação espacial chinesa.
Os três membros da tripulação do Shenzhou 14 que chegaram no início de junho retornarão à Terra após uma transferência de uma semana, incluindo permitir que a estação espacial acomode temporariamente seis astronautas, junto com os três recém-chegados.
Os três membros da tripulação do Shenzhou 15 estão programados para retornar em maio do próximo ano, após uma missão de seis meses na estação espacial.
Diz-se que eles realizarão mais de 40 experimentos nas áreas de ciência espacial, medicina e tecnologia enquanto realizam uma missão de verificação para permanência de longo prazo na estação espacial.
A China planeja concluir a construção de sua estação espacial Tiangong até o final do ano, e Shenzhou 15 realizará a fase final das 11 missões necessárias.
Tiangong é uma estação espacial chinesa com 37 metros de comprimento e 100 toneladas de peso.
Fontes
- ((ko)) Redação. 중국 유인우주선 ‘선저우15호, 우주정거장 도킹 — Voz da América, 1 de dezembro de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |