Escolas australianas buscam plano seguro para COVID-19

Fonte: Wikinotícias

2 de fevereiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Obrigações de máscara e testes rápidos regulares de antígeno fazem parte dos planos seguros para COVID-19 para o início da terça-feira do novo ano letivo no estado mais populoso da Austrália, Nova Gales do Sul. Milhares de novas infecções diárias por coronavírus e dezenas de mortes estão sendo relatadas na Austrália, mas as autoridades dizem que é seguro retomar as aulas.

As escolas na Austrália ficaram fechadas por longos períodos durante os dois primeiros anos da pandemia.

Em Nova Gales do Sul, crianças e professores serão examinados para COVID-19 duas vezes por semana sob um plano para manter as escolas abertas. Alunos e funcionários mais velhos também devem usar máscaras.

O primeiro-ministro do estado, Dominic Perrottet, admitiu que haverá “obstáculos ao longo do caminho”.

A Ministra da Educação de Nova Gales do Sul, Sarah Mitchell, teve na terça-feira esta mensagem de apoio aos estudantes no primeiro dia de aula.

“É um momento difícil viver no meio de uma pandemia global, mas estamos todos aqui para apoiar você e cada uma dessas pessoas de quem falei; suas famílias, seus professores, seus diretores – todos nós estamos fazendo isso para apoiar você e sua educação. Então, boa sorte para o ano letivo. É um momento emocionante, primeiro dia, e mal podemos esperar para ver todas as coisas incríveis que você alcançará em 2022”, disse Mitchell.

Mandatos semelhantes de máscaras e testes de vigilância para COVID-19 se aplicam no estado de Victoria. Mas as regras variam em todo o país.

Os pais em Queensland, Tasmânia e Austrália do Sul não são obrigados a testar regularmente seus filhos, mas as autoridades disseram que os alunos e funcionários não devem frequentar a escola se estiverem doentes ou apresentarem sintomas de coronavírus.

O início do período letivo em Queensland foi adiado em duas semanas para evitar o pico previsto da onda ômicron e permitir mais tempo para os alunos receberem suas vacinas. As aulas serão retomadas no dia 7 de fevereiro.

Um estudo publicado no final de janeiro no Medical Journal of Australia mostra como a pandemia afetou a saúde mental e física das crianças.

Pesquisadores do Murdoch Children's Research Institute e da Universidade de Melbourne alertaram que as crianças estavam enfrentando uma "disrupção que define a geração" por causa de bloqueios e fechamento de escolas nos últimos dois anos.

A Austrália registrou 2,1 milhões de casos de coronavírus desde o início da pandemia, segundo dados do governo. 3.758 pessoas morreram.

Fontes