Em pacientes com COVID-19, anticorpos duram apenas 2–3 meses

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

26 de junho de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Na maioria das pessoas que tiveram COVID-19, após oito semanas o nível de anticorpos no corpo diminui. Pesquisadores da Universidade Médica de Xunquim publicaram na revista Nature um estudo com 37 pacientes assintomáticos da província chinesa de Wanzhou.

Eles compararam a resposta de seus anticorpos ao de 37 pessoas que apresentavam sintomas e descobriram que pacientes sem sintomas apresentavam uma resposta imune mais fraca do que aqueles que apresentavam sintomas.

Os cientistas descobriram que entre aqueles que testaram positivo para a presença de um anticorpo IgG, um dos principais tipos de anticorpos, mais de 90% experimentaram uma queda acentuada nos anticorpos após 2–3 meses.

Durante as oito semanas de observação, os anticorpos diminuíram em 81% dos pacientes assintomáticos e em 62% dos portadores com sintomas. O número de anticorpos diminuiu para um nível indetectável em 40% dos casos assintomáticos, em comparação com 12,9% nos casos sintomáticos.

A partir dos resultados do estudo, conclui-se que as reinfecções são apenas uma questão de tempo, não sendo produzida imunidade estável ao vírus, especialmente em pacientes assintomáticos. E a imunidade temporária não dura mais que 2–3 meses.

No mundo, o número de casos detectados de coronavírus ultrapassou 9 milhões, mais de 472 mil pessoas morreram, mais de 4,5 milhões foram curadas.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit