Elon Musk ameaça mudar a sede da Tesla

Fonte: Wikinotícias

10 de maio de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Elon Musk em 2018

Elon Musk escreveu em seu Twitter que pretende transferir a sede da Tesla: "Para ser honesto, esta é a gota d'água. A Tesla mudará imediatamente a sede e os projetos futuros para o Texas ou Nevada. Se mantivermos a produção em Fremont, no condado de Alameda, isso dependerá de como a Tesla será tratada no futuro. Tesla é a última montadora na Califórnia."

A insatisfação foi causada pelas restrições de funcionamento em razão da pandemia de COVID-19. Musk acredita que sua empresa conhece melhor que o "profissional de saúde temporário" sobre segurança, graças à experiência da Tesla na China, e enfatizou que a empresa é "o maior fabricante da Califórnia e o segundo maior exportador de veículos elétricos".

Em 7 de maio, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, permitiu que as empresas locais retomassem o trabalho, mas alguns municípios podem introduzir restrições e adicionar condições mais rigorosas. Segundo o Departamento de Saúde de Alameda, a empresa não tem permissão para retomar a produção, caso contrário seria considerada uma violação. A Tesla entrou com uma ação contra o condado, indicando que ele violou as leis da Califórnia e dos Estados Unidos.

O ex-secretário do Trabalho dos EUA, Robert Reich, escreveu no Twitter: "Elon Musk ameaça empregos se não lhe é permitido arriscar a saúde. Capitalismo no seu pior". Em resposta, o empresário o chamou de idiota, mas depois pediu desculpas.

As fábricas da Tesla em Fremont estão fechadas desde 23 de março. Um plano para voltar ao trabalho foi publicado no site da empresa e ela prometeu tomar medidas de segurança: verificar a temperatura, garantir a distância entre funcionários e a desinfecção regular. No final de abril, Musk chamou a extensão do isolamento social de "fascismo":

A extensão do auto-isolamento, ou, como eu diria, a prisão forçada de pessoas em casa contra todos os seus direitos constitucionais, é, na minha opinião, uma violação terrível e incorreta da liberdade das pessoas. [...] Dizer às pessoas que elas não podem deixar suas casas, caso contrário elas serão presas? Isso é fascista. Isto não é democrático. Isto não é liberdade. Devolva às pessoas sua maldita liberdade.

Elon Musk

Fontes