Eleitores da Guatemala escolhem o novo presidente no domingo

Fonte: Wikinotícias

24 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os guatemaltecos irão às urnas no domingo para eleger o próximo presidente e vice-presidente do país. Deputados e outros cargos públicos também serão eleitos. A lei eleitoral prevê o primeiro e segundo turnos nas eleições. Para vencer no domingo, os binômios presidenciais precisam vencer a disputa por maioria absoluta, o que representa 50% mais um do total de votos.

Se um segundo turno fosse necessário, seria marcado para 20 de agosto de 2023.

Nos últimos meses, a polêmica em torno da inelegibilidade de alguns candidatos continuarem. Entre eles estão: a líder indígena Thelma Cabrera e o ex-advogado de Direitos Humanos Jordán Rodas. Carlos Pineda, que estava à frente nas pesquisas, também foi desclassificado.

Nesse contexto, as organizações admitem que há desconfiança na democracia em torno das eleições.

A candidatura presidencial vencedora iniciará o seu mandato em janeiro de 2024. Uma delegação de 44 observadores da União Europeia assiste a estas eleições. O objetivo do grupo é observar como se desenrolam as eleições nas seções eleitorais de todo o país. O relatório da missão será apresentado na próxima terça-feira.

O chefe da missão europeia, Jordi Cañas, disse a um meio de comunicação guatemalteco local: “Não somos juízes; nós não somos uma polícia, temos uma atitude absolutamente respeitosa com a soberania do país e só observamos processos para os quais somos convidados”.

Para poder votar na Guatemala você deve ser maior de idade (18 anos). O Tribunal Supremo Eleitoral da Guatemala disponibilizou um site para solicitar o registro de cidadãos para votar.

Notícias relacionadas

Fontes