Conheça Edmond Mullet, um dos principais candidatos para presidente da Guatemala

Fonte: Wikinotícias

24 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Edmond Mullet foi diplomata da ONU e um dos principais candidatos para presidente da Guatemala. Esta é a segunda vez que ele tenta chegar ao cargo. A primeira em 2019, pelas mãos do Partido Humanista que tinha fundado.

Um ano depois, após denúncias de corrupção, ele terminou a relação com o partido e agora se apresenta ao partido de centro-direita Cabal, criado há menos de três anos.

Mulet, advogado e ex-diplomata das Nações Unidas - onde ocupou o cargo de subsecretário responsável pelas Operações de Paz - prometeu durante a campanha "vamos fazer a coisa certa" para combater a corrupção e a impunidade.

Ele foi um dos poucos políticos que se pronunciou quando a promotoria iniciou uma investigação sobre o jornalista guatemalteco José Rubén Zamora, recentemente condenado a seis anos de prisão por lavagem de dinheiro após um julgamento controverso. Sua opinião rendeu-lhe uma cassação da candidatura, sem sucesso.

Se for presidente, Mulet prometeu publicamente encerrar o mandato da atual procuradora-geral Consuelo Porras, uma poderosa autoridade acusada pelo governo dos Estados Unidos de dificultar a luta contra a corrupção e minar a democracia na Guatemala.

Mulet, de 72 anos, considera-se vítima de "terrorismo de Estado" pelas denúncias contra ele, que considera assédio. Nos últimos anos, as redes sociais foram inundadas com acusações contra ele, como, por exemplo, que quando exercia a advocacia teria participado de adoções irregulares de crianças, o que ele nega.

Sustenta que é preciso recuperar a confiança da população nas instituições do Estado que, segundo disse, foram cooptadas por um "pacto corrupto" e tem como vice o ex-colunista e empresário Max Santacruz - candidato presidencial.

Ele também está acompanhado de seu principal assessor Julio Héctor Estrada, político, empresário e ex-ministro da Fazenda do ex-presidente Jimmy Morales (2016-2020).

O candidato promete controle territorial em algumas áreas com policiais e militares, prisão perpétua para membros de gangues e redução do preço da energia elétrica. Identifica-se no currículo como jornalista, embora só tenha exercido a profissão na juventude.

Fontes