Conheça Rios Sosa, uma das principais candidatas para presidente da Guatemala

Fonte: Wikinotícias

24 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Zury Rios Sosa é filha do falecido ex-ditador José Efraín Ríos Montt e agora aspira ser presidente da Guatemala na eleição de domingo.

Conhecida nos círculos militares próximos a seu pai como "La Nena", ela concorre pela primeira vez às eleições de domingo com uma proposta que emula as políticas do presidente salvadorenho Nayib Bukele.

Ríos Sosa quer replicar as estratégias de segurança usadas por Bukele na luta contra as gangues, assim como na construção de prisões. A candidata garante que também quer copiar a estratégia antidrogas colombiana que considera bem-sucedida.

Embora sua candidatura tenha sido rejeitada em duas ocasiões pela Corte Constitucional por ser descendente direta do ex-ditador -condenado em 2013 a 80 anos de prisão pelo genocídio de 1.771 indígenas Ixil durante a guerra civil, sentença que foi revertida 10 dias depois depois -, desta vez não encontrou impedimentos para concorrer à coligação de extrema-direita Valor-Unionista.

Ríos Sosa, de 55 anos, foi quatro vezes deputada ao Congresso da República e se apresenta por um partido que buscou apoio nos setores mais conservadores em nível nacional e internacional e foi o maior aliado do partido governista durante as presidências de Jimmy Morales (2016-2020) e Alejandro Giammattei (2020-2024).

Os deputados de seu partido, juntamente com o partido governista, promoveram a Lei de Proteção à Vida e à Família em 2022, um regulamento que tentou endurecer as penas de prisão para abortos e proibiu o casamento igualitário, entre outras restrições. Diante dos protestos sociais contra a referida regra, o Congresso teve que recuar e a lei foi arquivada sem entrar em vigor.

Ríos Sosa concorre ao lado de Héctor Cifuentes, político de direita processado pelo crime de financiamento eleitoral ilegal e que se livrou da acusação meses antes de se candidatar ao cargo graças a uma norma constitucional.

Sua força política também apoiou a aplicação de estados de sítio na Guatemala que restringem direitos constitucionais, bem como a aprovação de empréstimos e o aumento da dívida pública nacional.

A lista de candidatos a deputado de sua coligação é encabeçada pelo ex-ministro de Segurança e Relações Exteriores de Morales, Enrique Degenhart, lembrado por assinar um acordo com o governo de Donald Trump para que a Guatemala seja um "país seguro" na recepção de migrantes de outras nações que buscam chegar ao norte.

Também está na lista a ex-chanceler Sandra Jovel, que promoveu a saída da Comissão Internacional Contra a Impunidade na Guatemala (CICIG), órgão das Nações Unidas que durante 12 anos investigou a corrupção no país.

Fontes