Eleições 2020: faltando um mês para a eleição nos EU, Biden continua liderando

Fonte: Wikinotícias

3 de outubro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 


Faltando exatamente um mês para a eleição presidencial dos Estados Unidos - acontece no dia 03 de novembro - o candidato democrata Joe Biden continua liderando, com ampla vantagem, a disputa rumo à Casa Branca.

De acordo com o Financial Times, Biden teria hoje 279 votos certos no Colégio Eleitoral, contra 125 do republicano Donald Trump. Já o The Economist reporta que os dados indicam que Biden tem 87% de chances de vencer entre os colegiados, enquanto Trump tem apenas 13%. Entre os eleitores, segundo o jornal, esta margem aumenta para 98% a favor do democrata, em comparação a 2% para o republicano.

Já a CNN reporta que Biden tem 51% da preferência entre os eleitores, enquanto Trump tem 43%.

O que é e como funciona o Colégio Eleitoral?

Cada estado tem um número de eleitores colegiados equivalente a sua população. Atualmente são 538 Colegiados, sendo que o maior número, 55, está na Califórnia.

Segundo a BBC, os estados geralmente votam igual – ou são republicanos, ou são democratas – mas há alguns estados chamados “campos de batalha”, que podem votar tanto num, quanto em outro candidato.

Atualmente, de acordo com o Financial Times, há oito estados, com 134 votos colegiados, no "campo de batalha", entre eles o Texas (38 eleitores colegiados), a Flórida (29) e Ohio (18) - que podem, sozinhos, decidir a votação entre os indecisos.

Notícias Relacionadas

Fontes

Nota: as pesquisas reportadas se mantém ativas, com atualizações diárias. Assim, os dados divulgados nesta notícia referem-se aos dados disponíveis nas fontes às 18h no horário brasileiro.