EUA saúdam acordo de troca de prisioneiros no Iêmen

Fonte: Wikinotícias

21 de março de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos saudaram um acordo entre os lados em guerra do Iêmen para libertar quase 900 detidos.

“Este importante passo se baseia no ambiente positivo criado por uma trégua no Iêmen, que efetivamente interrompeu os combates nos últimos 11 meses”, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watson, em comunicado. “Agradecemos ao enviado especial da ONU para o Iêmen, Hans Grundberg, e ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha por seu trabalho árduo na finalização do acordo.”

O acordo de segunda-feira veio após 10 dias de negociações na Suíça.

Inclui os rebeldes houthis apoiados pelo Irã libertando 180 prisioneiros em troca do governo internacionalmente reconhecido do Iêmen libertar mais de 700 prisioneiros houthis, de acordo com Abdul-Qader el-Murtaza, chefe da delegação houthi.

O enviado especial da ONU, Hans Grundberg, disse que os dois lados concordaram em se reunir novamente em meados de maio para discutir mais libertações, mas acrescentou que há muito mais trabalho a ser feito para resolver o conflito que começou no final de 2014.

“É necessário um fim abrangente e sustentável para o conflito se o Iêmen quiser se recuperar do preço devastador que o conflito de oito anos teve sobre seus homens e mulheres”, disse Grundberg.

Fontes