EUA retiraram três acordos com Hong Kong

Fonte: Wikinotícias

20 de agosto de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na quarta-feira, as autoridades dos Estados Unidos notificaram oficialmente Hong Kong da retirada de três tratados bilaterais. Isto é afirmado em uma declaração do porta-voz do Departamento de Estado, Morgan Ortagus.

O anúncio segue a decisão do presidente Donald Trump de retirar o status comercial preferencial de Hong Kong.

“Esses acordos cobrem a extradição de criminosos foragidos, a transferência de condenados e a isenção recíproca de impostos. Essas medidas ressaltam nossa profunda preocupação com a decisão de Pequim de introduzir uma Lei de Segurança Nacional que infrinja as liberdades dos residentes de Hong Kong”, disse o comunicado.

Em resposta, a China rescindiu os acordos de cooperação entre os Estados Unidos e Hong Kong na área jurídica, disse hoje o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian.

Mais cedo, Pequim introduziu uma nova lei de segurança nacional em resposta aos protestos pró-democracia do ano passado. A lei criminaliza o separatismo, o terrorismo e a conspiração com forças estrangeiras, e também proíbe a promoção de sanções e maior autonomia ou independência de Hong Kong.

Fontes