EUA fornecerão à Ucrânia combustível para usinas nucleares

Fonte: Wikinotícias

3 de outubro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Ucrânia assinou um acordo estratégico para o fornecimento de combustível nuclear para centrais nucleares ucranianas. A afirmação foi do presidente Volodymyr Zelenski durante a assinatura de um novo contrato entre a Energoatom e a Westinghouse, informou sua assessoria de imprensa.

“Isso é, em primeiro lugar, aprofundar a diversificação do fornecimento de combustível nuclear para nossa Energoatom, que atualmente gera mais da metade da eletricidade da Ucrânia. Portanto, este acordo é estratégico para nós”, disse Volodymyr Zelenski.

Além disso, o presidente da Ucrânia observou que os novos acordos são uma continuação da parceria frutífera de vinte anos entre a Ucrânia e os Estados Unidos.

A Embaixada dos Estados Unidos na Ucrânia, por ocasião da assinatura do contrato, observou no dia 2 de outubro que o acordo entre a Westinghouse e a Energoatom é um "acordo histórico que marca mais um passo na diversificação dos recursos energéticos para a Ucrânia".

Durante uma reunião com o presidente da Ucrânia, o presidente e CEO da Westinghouse, Patrick Fragman, observou que "a Ucrânia oferece um novo impulso para o desenvolvimento da energia nuclear, então a Westinghouse tem o prazer de ajudar nas questões de segurança energética, bem como promover seus serviços e produtos".

As partes assinaram um protocolo de intenções para desenvolver a cooperação entre empresas dos dois países, informa a assessoria de imprensa do dirigente ucraniano.

Após a assinatura dos documentos, o presidente Volodymyr Zelenski lembrou que a Ucrânia se tornou o primeiro país do mundo a diversificar o fornecimento de combustível nuclear para reatores VVER-1000. Com o novo contrato, a Ucrânia será um dos primeiros países a receber combustível alternativo para reatores VVER-440.

Separadamente, o chefe de Estado disse que a indústria nuclear da Ucrânia tem um potencial enorme.

Fontes

((ru)) Taras Burnos. США поставят Украине ядерное топливо для АЭС [inativa] — Voz da América, 3 de outubro de 2020. Página visitada em 3 de outubro de 2020. Arquivada em 9 de outubro de 2020