EUA fecham consulado em Nuevo Laredo, México, devido à violência

Fonte: Wikinotícias

18 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos fecharam seu consulado na cidade mexicana de Nuevo Laredo e autorizaram a saída de funcionários e suas famílias na quarta-feira, após um ataque a tiros no domingo contra a instalação.

Nuevo Laredo é uma cidade fronteiriça no México que faz fronteira com Laredo, no estado do Texas.

“Nosso consulado está fechado ao público para serviços consulares até novo aviso”, anunciou o consulado na quinta-feira.

Na quarta-feira, o Departamento de Estado informou que estava autorizando “a saída de funcionários não essenciais do governo dos EUA e familiares elegíveis do consulado geral… em Nuevo Laredo devido às condições de segurança”.

O comunicado também aconselhou os americanos a não viajarem para o estado mexicano de Tamaulipas, onde está localizado Nuevo Laredo, devido aos atos de violência registrados e recomendou que aqueles que desejam deixar a cidade "acompanhem as notícias e anúncios locais, e só saiam quando é considerado seguro fazê-lo durante o dia.

Os tiros disparados na noite de domingo e no início de segunda-feira foram em resposta à prisão de Juan Gerardo Treviño, que as autoridades norte-americanas descrevem como o fundador e líder do Cartel do Nordeste, sucessor da organização criminosa Los Zetas.

Em Nuevo Laredo também houve bloqueios, incêndios e explosões.

Trevino, também conhecido como “El Huevo”, foi preso domingo no México. Ele tinha vários mandados de prisão: em Tamaulipas era procurado por extorsão e crime organizado, em Coahuila por homicídio doloso e terrorismo, e era procurado por extradição para os Estados Unidos por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

O acusado foi entregue aos Estados Unidos na terça-feira em uma ponte fronteiriça em Tijuana, várias centenas de quilômetros a oeste de Nuevo Laredo, supostamente para impedir qualquer tentativa de libertá-lo.

Ricardo Mejía, subsecretário de Segurança Pública do México, disse que Treviño é cidadão norte-americano e, portanto, não havia procedimentos legais que dificultassem a extradição.

Fontes