EUA e UE anunciam negociações sobre materiais críticos para veículos elétricos

Fonte: Wikinotícias

11 de março de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos e a União Europeia concordaram na sexta-feira em iniciar negociações sobre o comércio de materiais críticos para uso em veículos elétricos, após alguns atritos comerciais.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu na Casa Branca a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“Esse tipo de acordo promoveria nossos objetivos compartilhados de aumentar nossa produção e processamento mineral e expandir o acesso a fontes de minerais essenciais que sejam sustentáveis, confiáveis ​​e livres de abusos trabalhistas”, disseram os dois líderes em um comunicado conjunto.

Biden reafirmou o apoio dos EUA à "segurança energética da Europa" e mencionou a criação de um grupo de trabalho conjunto para o efeito.

No início da conversa no Salão Oval e perante os repórteres, a líder europeia afirmou: "Não somos apenas parceiros, a União Europeia e os Estados Unidos são bons amigos".

O plano estadunidense está próximo de 375 bilhões de dólares e foi aprovado no ano passado. A legislação inclui incentivos para a compra de veículos, desde que sejam fabricados em grande parte nos Estados Unidos.

Fontes