EUA e México concordam com nova política para imigrantes

Fonte: Wikinotícias

3 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos e o México chegaram a um acordo sobre um novo plano para controlar o fluxo de travessias ilegais de fronteira e, ao mesmo tempo, permitir que migrantes entrem nos EUA por motivos humanitários.

O plano foi anunciado na terça-feira após uma reunião entre o presidente mexicano, Andrés Manuel Lopez Obrador, e a assessora de Segurança Interna dos Estados Unidos, Liz Sherwood-Randall, na Cidade do México.

De acordo com o plano, os Estados Unidos aceitarão migrantes de Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela como parte de um programa de liberdade condicional humanitária, enquanto o México concordou em aceitar migrantes dessas quatro nações que entraram nos Estados Unidos ilegalmente.

Os EUA também aceitarão cerca de 100.000 pessoas de El Salvador, Guatemala e Honduras em um programa de reunificação familiar.

O acordo ocorre antes do fim das restrições do COVID-19 impostas pelo governo do ex-presidente Donald Trump, conhecido como Título 42. As restrições permitiram que as autoridades estadunidenses expulsassem rapidamente dezenas de milhares de migrantes por entrarem ilegalmente no país.

A política do Título 42 terminará oficialmente em 11 de maio.

Em um movimento relacionado, o governo do presidente Joe Biden concordou em enviar mais 1.500 militares da ativa para a fronteira sul dos EUA, enquanto autoridades locais e estaduais se preparam para uma onda de migrantes da América Central e do Sul.

Fontes