EUA apoiam Equador no combate à pesca ilegal da China

Fonte: Wikinotícias

2 de agosto de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos apoiam a posição do Equador em relação à pesca predatória por navios chineses nas Ilhas Galápagos. Isto é afirmado em uma declaração do Secretário de Estado, Mike Pompeo, divulgada no domingo.

“A República Popular da China subsidia a maior frota de pesca comercial do mundo, que regularmente viola os direitos e jurisdição soberana dos Estados costeiros, pesca sem permissão e viola os limites de captura estabelecidos pelos acordos”, afirmou Pompeo.

“Dada essa experiência trágica de pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, violação de regras e degradação do meio ambiente, é mais importante do que nunca que a comunidade internacional atue como uma frente unida para o Estado de Direito e insista em uma melhor gestão ambiental por Pequim”, disse o secretário.

De acordo com Pompeo, foi exatamente isso que o governo do Equador fez, dando o alarme em relação às ações de centenas de navios que praticam pesca perto da Reserva Marinha de Galápagos, capturando tubarões que são espécies ameaçadas de extinção, assim como muitas outras espécies protegidas.

“Apoiamos fortemente os esforços do Equador para garantir que os navios com bandeira da China não participem da pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, e apoiamos Estados cujas economias e recursos naturais estão ameaçados por navios que não cumprem o estado de direito e prática da pesca responsável”, disse o chefe da diplomacia americana.

Fontes