EUA anunciam novas reduções no contingente iraquiano

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

10 de setembro de 2020

Os militares dos EUA anunciaram que outro lote de tropas será retirado do Iraque neste mês. O general Frank Mackenzie disse na quarta-feira que o contingente americano no país será reduzido de 5.200 para três mil soldados.

“A presença reduzida nos permite continuar a aconselhar e ajudar nossos parceiros iraquianos a erradicar as forças restantes do EI (Estado Islâmico)”, disse McKenzie. “Esta decisão é motivada pela nossa convicção de que a capacidade das forças de segurança iraquianas de operar de forma independente aumentou”.

Os militares dos Estados Unidos no Iraque estão conduzindo operações de contraterrorismo e treinando forças iraquianas. Outros 8.600 soldados estadounidenses estão no Afeganistão.

Durante sua campanha eleitoral de 2016, Donald Trump prometeu acabar com as "guerras sem fim" nas quais os Estados Unidos estão envolvidos.

“Estamos retirando nossas tropas do Iraque com bastante rapidez e aguardamos o dia em que não precisaremos mais estar lá”, disse Trump no mês passado, enquanto recebia o primeiro-ministro iraquiano Mustafa al-Kazimi na Casa Branca. “Espero que o Iraque possa viver sua própria vida e se defender por conta própria, como era muito antes de nossa participação”.

Fontes

Ligação a um site em russo США объявили о дальнейшем сокращении контингента в ИракеVOA, 10 de setembro de 2020

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com