EUA anunciam novas reduções no contingente iraquiano
10 de setembro de 2020
Os militares dos EUA anunciaram que outro lote de tropas será retirado do Iraque neste mês. O general Frank Mackenzie disse na quarta-feira que o contingente americano no país será reduzido de 5.200 para três mil soldados.
“A presença reduzida nos permite continuar a aconselhar e ajudar nossos parceiros iraquianos a erradicar as forças restantes do EI (Estado Islâmico)”, disse McKenzie. “Esta decisão é motivada pela nossa convicção de que a capacidade das forças de segurança iraquianas de operar de forma independente aumentou”.
Os militares dos Estados Unidos no Iraque estão conduzindo operações de contraterrorismo e treinando forças iraquianas. Outros 8.600 soldados estadounidenses estão no Afeganistão.
Durante sua campanha eleitoral de 2016, Donald Trump prometeu acabar com as "guerras sem fim" nas quais os Estados Unidos estão envolvidos.
“Estamos retirando nossas tropas do Iraque com bastante rapidez e aguardamos o dia em que não precisaremos mais estar lá”, disse Trump no mês passado, enquanto recebia o primeiro-ministro iraquiano Mustafa al-Kazimi na Casa Branca. “Espero que o Iraque possa viver sua própria vida e se defender por conta própria, como era muito antes de nossa participação”.
Fontes
((ru)) США объявили о дальнейшем сокращении контингента в Ираке [inativa] — VOA, 10 de setembro de 2020. Página visitada em 10 de setembro de 2020
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "США объявили о дальнейшем сокращении контингента в Ираке", proveniente de Wikinotícias em Russo. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |