EUA acusam Rússia de crimes de guerra na Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

23 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na quarta-feira, o governo Biden acusou a Rússia de cometer crimes de guerra na Ucrânia.

“Hoje, posso anunciar que, com base nas informações atualmente disponíveis, o governo dos EUA avalia que membros das forças russas cometeram crimes de guerra na Ucrânia”, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em comunicado.

As acusações ocorrem quando Blinken e o presidente Joe Biden se dirigem à Europa para uma cúpula de emergência da OTAN para abordar a guerra em andamento na Ucrânia.

Blinken disse que compartilharia informações com aliados e parceiros.

“Vimos inúmeros relatos confiáveis ​​de ataques indiscriminados e ataques deliberadamente direcionados a civis, bem como outras atrocidades. As forças russas destruíram prédios de apartamentos, escolas, hospitais, infraestrutura crítica, veículos civis, shopping centers e ambulâncias, deixando milhares de inocentes. civis mortos ou feridos”, disse Blinken, citando ataques em andamento em Mariupol e outras áreas.

“O governo dos EUA continuará a rastrear relatos de crimes de guerra e compartilhará informações que coletamos com aliados, parceiros e instituições e organizações internacionais, conforme apropriado. Estamos comprometidos em buscar a responsabilização usando todas as ferramentas disponíveis, incluindo processos criminais”, acrescentou Blinken.

Na semana passada, Biden chamou o presidente russo Vladimir Putin de criminoso de guerra.

Fontes