EUA adverte cubanos em meio a protestos para não emigrar por mar
14 de julho de 2021
O secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos, Alejandro Mayorkas, alertou os potenciais migrantes de Cuba e do Haiti na terça-feira a não tentarem chegar ilegalmente aos Estados Unidos por mar, alertando que a viagem era muito perigosa e que eles não teriam permissão para entrar.
Suas declarações vêm justamente quando Cuba vive um momento histórico desde o dia de protestos inusitados no último domingo, que deixou dezenas de detidos em um país onde não é permitido questionar as próprias políticas públicas.
Cuba foi protagonista de vários êxodos massivos desde o triunfo da revolução liderada por Fidel Castro em 1959. A maioria deles foram irregulares por mar.
"Deixe-me ser claro: se ele for para o mar, não entrará nos Estados Unidos", disse Mayorkas em entrevista coletiva. “Não vale a pena correr esse risco [...] Não arrisque a vida tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos”, reiterou.
Mayorkas afirmou que os oficiais da Guarda Costeira estão monitorando por avião e não viram um aumento no número de migrantes desde a agitação em Cuba e o assassinato do presidente haitiano na semana passada.
Notícias relacionadas
- "Autoridades cubanas bloqueiam o acesso à Internet em resposta a protestos", Wikinotícias, 13 de julho de 2021.
- "Protestos raros em Cuba em meio a crises econômicas do Coronavírus", Wikinotícias, 12 de julho de 2021.
Fonte
- ((es)) EE
.UU .: advierte a los cubanos en medio de las protestas que no emigren por el mar — VOA News, 13 de julho de 2021
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |