Protestos raros em Cuba em meio a crises econômicas do Coronavírus

Fonte: Wikinotícias

12 de julho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Milhares de cubanos protestaram no domingo nas maiores manifestações antigovernamentais em décadas, enquanto as pessoas expressavam frustração com a crise econômica e a resposta do governo à pandemia do coronavírus.

Os manifestantes gritaram slogans clamando por liberdade e unidade enquanto marchavam na capital, Havana, até que a polícia acabou interrompendo a marcha e fazendo algumas prisões.

Manifestantes compareceram a outras partes do país, inclusive em San Antonio de los Banos, perto de Havana, expressando sua indignação com as longas filas para receber alimentos, cortes de eletricidade e problemas com o fornecimento de remédios.

Cuba também está passando por sua pior fase da pandemia de coronavírus, com autoridades de saúde relatando um recorde de 6.923 novas infecções e 47 mortes no domingo.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, visitou San Antonio de los Banos no domingo e reconheceu que as pessoas manifestaram sua frustração, mas atribuiu a agitação a uma campanha de mídia social de uma “máfia cubano-americana”.

Ele também culpou os Estados Unidos, que, sob o comando do ex-presidente Donald Trump, impuseram um embargo comercial a Cuba. Diaz-Canel convocou seus partidários a confrontar “provocações”.

Fonte