Diplomatas chineses e russos abrem negociações em Moscou

Fonte: Wikinotícias
Wang Yi

18 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O principal diplomata da China, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, saudou a “cooperação estratégica” do seu país com a Rússia ao abrir conversações na segunda-feira em Moscou com o seu homólogo russo, Sergey Lavrov, e outras autoridades.

A visita de Wang à capital russa ocorreu depois de dois dias de conversações no fim de semana em Malta com o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan. As conversações de Wang com autoridades russas deverão durar até quinta-feira.

Nas suas observações iniciais, Wang destacou o compromisso chinês e russo com um “mundo multipolar” e uma “ordem mundial mais justa”.

"A China e a Rússia, como principais potências globais e membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, têm responsabilidade especial pela manutenção da estabilidade estratégica global e do desenvolvimento global”, disse Wang.

Ele enfatizou que a cooperação Rússia-China “não é dirigida contra ninguém e não é influenciada por nenhum outro país”.

Wang discutiu sobre a Ucrânia em suas reuniões de fim de semana com Sullivan, embora os negociações não tenham sido divulgados. Ambos os lados descreveram as conversações como francas, substantivas e construtivas, à medida que tentam estabilizar a sua relação difícil e gerir as diferenças sobre segurança, comércio e tecnologia.

Fontes