Descobertos mais 32 exoplanetas

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

19 de outubro de 2009

Madri, Espanha — O European Southern Observatory (ESO) anunciou em Madri o descobrimento de 32 novos planetas fora do Sistema Solar a partir do observatório de La Silla, no Chile.

Com este descobrimento aumenta-se em 30% o número de exoplanetas de massa pequena conhecidos até o momento. O tamanho dos novos planetas oscila entre cinco vezes o tamanho da Terra até cinco vezes o tamanho de Júpiter.

A descoberta foi feita com o espectógrafo HARPS (sigla em inglês para Buscador de Planetas de Velocidade Radial de Alta precisão), que se confirma como o grande descobridor de galáxias na Terra com 75 planetas descobertos dos 400 exosolares que se conhecem. O espectógrafo tem um diâmetro de 3,6 metros. Michel Mayor, astrônomo que descubrira em 1995 o primeiro planeta fora do Sistema Solar, foi quem deu a notícia durante o Simpósio Internacional de Astronomia organizado pela Fundação Ramón Areces em Madri.

O HARPS, ativo desde 2003, detecta pequenos mudanças na velocidade radial das estrelas fora do Sistema Solar. A precisão do espectógrafo é vital para o descobrimento de planetas em outras galáxias, graças à medição destas mudanças que se produzem pela influência das órbitas que os planetas têm sobre sua estrela.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati